UM ESTUDO DE CASO DA SINTAXE DE CONCORDÂNCIA VERBAL EM TEXTOS ESCRITOS POR ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES PARA SEREM ANALISADAS

  • Ricardo S antos David FCU

Resumo

Este trabalho busca investigar o processo de concordância verbal efetivado em textos escritos, produzidos por alunos da série final do Ensino Fundamental e por alunos da série final do Ensino Médio. Como corpus deste artigo, utilizamos seis produções textuais, sendo três textos de alunos do Ensino Fundamental e três textos de alunos do Ensino Médio. Essa escolha é justificada por dois motivos: amplitude da temática e a representatividade da ocorrência que queremos discutir no tocante à estrutura da concordância verbal quando o sujeito se encontra distante do verbo. Para tanto, nos baseamos na perspectiva da Linguística Funcional Centrada no Uso - LFCU e também nos estudiosos Furtado da Cunha (2003); Oliveira (2010); Possenti (2010); Cezário, Furtado da Cunha (2013); Aparecida Baccega (1989). Os resultados indicam uma tendência de o falante não flexionar o verbo, quando este se encontra distante do sujeito, ou seja, tem-se assim uma variação no uso da concordância verbal em relação às regras da gramática normativa.


ABSTRACT: This work search investigate the process of effective verbal agreement in texts written for students from the final year of elementary school and students from the final year of high school.  In the body of this article we utilize six texts, being three texts from elementary school students and three from students in high school. This choice is justified for two reasons: amplitude of themes and the representativity of occurrence that we want to discuss touching on the structure of verbal agreement when the subject is found far from the verb.  Therefore, we based on the perspective of Functional Linguistics Focused on Use- LFCU, and also the scholars Fortado of Cunha (2003); Oliveira (2010); Possenti (2010); Cezário, Furtado da Cunha (2013); Aparecida Baccega (1989).  The results indicate a tendency of the speaker do not flex the verb, when it is located far away from the subject, in the other words, this has so a variation in the verbal agreement in relation to the rules of normative grammar.

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Pós-Doutorado em Educação: Formação de Professores: FCU - Florida Christian University / EUA. Mestrado e Doutorado e Educação: Formação de Professores e Novas Tecnologias. Especialista em docência do ensino superior. Pesquisador no centro de estudos da linguagem pela Uniatlantico - Espanha.

Publicado
2018-03-27
Como Citar
DAVID, Ricardo S antos. UM ESTUDO DE CASO DA SINTAXE DE CONCORDÂNCIA VERBAL EM TEXTOS ESCRITOS POR ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES PARA SEREM ANALISADAS. Web Revista SOCIODIALETO, [S.l.], v. 7, n. 21 SER. 1, p. 246 - 257, mar. 2018. ISSN 2178-1486. Disponível em: <http://sociodialeto.com.br/index.php/sociodialeto/article/view/65>. Acesso em: 26 jan. 2021.