SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO TRABALHO COM GÊNERO TEXTUAL: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA PRÁTICA DE ENSINO EM LÍNGUA PORTUGUESA

  • Patrícia Rodrigues PROFLETRAS – UNEMAT/Sinop
  • Izabel Jacinta Magni Hinrichs PROFLETRAS - UNEMAT/Sinop

Resumo

Este artigo objetiva apresentar os resultados de uma abordagem de ensino de gênero textual por meio de um modelo de trabalho definido por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), que se denomina de sequência didática. Através das primeiras produções foram analisados os conhecimentos prévios dos alunos, referentes ao gênero escolhido, e na subsequência apresentamos uma proposta de formação discente a partir de uma intervenção na qual construímos a sequência didática do gênero bilhete, desenvolvendo a proposta com os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Cândido Portinari – de Tapurah/MT. O ensino por meio da sequência didática mostra claramente que pode ampliar as condições de um aprendizado efetivo, pelo fato de ser organizado em espiral de atividades em cada um dos módulos, permitindo a retomada e reforço dos conteúdos quando necessário após observação por meio de refacções. Uma proposta desafiadora, no tocante ao ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa, visando também identificar o grau de habilidade de monitoramento da língua.


ABSTRACT: This article aims to present the results of a teaching approach of the textual genre through a work model defined by Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004) that is called a didactic sequence. Through the first productions we analyzed the students' previous knowledge about the genre and subsequent a proposal of student formation from an intervention in which we constructed the didactic sequence of the ticket genre, developing the proposal with the students of the 6th grade of Elementary School Candido Portinari State School - Tapurah / MT. The teaching through the didactic sequence clearly shows that it can extend the conditions of an effective learning, because it is organized in a spiral of activities in each of the modules, allowing the resumption and reinforcement of the contents when necessary after observation by means of spare parts. A challenging proposal, regarding the teaching and learning of Portuguese Language, also aiming to identify the degree of ability to monitor the language.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Professora de Língua Portuguesa efetiva da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso, na Escola Estadual Cândido Portinari - Tapurah. Licenciada em Letras (UNIR/RO), especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa (FUNPAC). Mestranda do PROFLETRAS (UNEMAT-Sinop).

##submission.authorWithAffiliation##

Professora de Língua Portuguesa efetiva da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso, na Escola Estadual Cândido Portinari - Tapurah. Licenciada em Letras (FECILCAM), especialista em Psicopedagogia e Gestão Escolar (ICE). Mestranda do PROFLETRAS (UNEMAT-Sinop).

Publicado
2018-03-27
Como Citar
RODRIGUES, Patrícia; HINRICHS, Izabel Jacinta Magni. SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO TRABALHO COM GÊNERO TEXTUAL: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA PRÁTICA DE ENSINO EM LÍNGUA PORTUGUESA. Web Revista SOCIODIALETO, [S.l.], v. 7, n. 21 SER. 1, p. 210 - 223, mar. 2018. ISSN 2178-1486. Disponível em: <http://sociodialeto.com.br/index.php/sociodialeto/article/view/63>. Acesso em: 26 jan. 2021.