ESTUDO DOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA ALEMÃ EM CONTEXTO ACADÊMICO BRASILEIRO: FOCO NA COMPETÊNCIA SOCIOLINGUÍSTICA

  • Cristiane Schmidt UNIOESTE
  • Ciro Damke UNIOESTE

Resumo

O contato com a diversidade linguística e sociocultural se configuram num marco no contexto atual, o qual é marcado pelo avanço tecnológico e a diminuição das fronteiras geográficas. Para tanto, adquirem relevância as práticas sociolinguísticas e os processos de ensino e aprendizagem de línguas. Considerando isso, o presente estudo tece algumas discussões sobre o processo de ensino de língua alemã como língua estrangeira em contexto acadêmico brasileiro, o qual é mediado, em sua maioria, pelos materiais didáticos. Especificamente, investiga três livros didáticos de língua alemã adotados nas instituições de formação de professores, conforme dados levantados na pesquisa de Doutorado (UNIOESTE, 2016).  Ao mesmo tempo, discorre sobre as variedades linguísticas presentes (ou não) nos livros didáticos voltados para licenciandos/aprendizes iniciantes de alemão, sob a perspectiva da Sociolinguística, identificando os aspectos socioculturais presentes nesses materiais produzidos na Alemanha. Os resultados apontam para o desenvolvimento da competência sociocomunicativa, podendo, no entanto, constar um número maior de atividades, nas quais os fenômenos da diversidade e da variação linguística fossem contemplados, no sentido de expor os aprendizes às variedades dessa língua.


ZUSAMMENFASSUNG: Kontakt mit sprachlichen und soziokulturelle Vielfalt in einem Meilenstein im aktuellen Kontext konfiguriert, die durch den technologischen Fortschritt und die Verringerung der geographischen Grenzen markiert. Daher erwerben die Relevanz soziolinguistischer Praktiken und Prozesse des Lehrens und Lernen von Sprachen. Vor diesem Hintergrund macht es die vorliegende Studie einige Diskussionen über dem Lernprozess der deutschen Sprache unter Verwendung didaktischer Lehrwerke im brasilianischen universitären Kontext, die meist durch Unterrichtsmaterialien vermittelt wird. Insbesondere wird untersucht , drei deutschsprachige Lehrbücher in Einrichtungen der Lehrerausbildung angenommen, nach Angaben in der Doktorarbeit gesammelt (UNIOESTE, 2016). Zugleich, spricht über die sprachlichen Varianten vorhanden ist (oder nicht) in den Lehrbüchern bedeutete für Bachelor / Deutsch Anfänger Lernende, aus der Perspektive der Soziolinguistik, die sozialen und kulturellen Aspekte in diesen Materialien in Deutschland produziert zu identifizieren. Die Ergebnisse weisen auf die Entwicklung von Soziokommunikative Kompetenz, kann jedoch enthalten eine größere Anzahl von Aktivitäten in dem die Phänomene der Vielfalt und sprachlicher Variation Betracht gezogen wurden, Lernenden zu den Varietäten dieser Sprache zu belichten.

Biografia do Autor

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Docente Colaboradora do CECA da UNIOESTE. Doutora em Letras pela UNIOESTE/PR. Mestre em Educação pela UFRGS/RS. Licenciada em Letras Português/Alemão pela UNISINOS/RS.

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Docente do Programa de Pós-Graduação em Letras da UNIOESTE, Pós-Doutor pela UFF/RJ. Doutor em Sociolinguística pela Universidade de Heidelberg/Alemanha. Graduado em Letras pela Universidade de Bagé/RS.

Publicado
2018-03-27
Como Citar
SCHMIDT, Cristiane; DAMKE, Ciro. ESTUDO DOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA ALEMÃ EM CONTEXTO ACADÊMICO BRASILEIRO: FOCO NA COMPETÊNCIA SOCIOLINGUÍSTICA. Web Revista SOCIODIALETO, [S.l.], v. 7, n. 21 SER. 1, p. 121 - 151, mar. 2018. ISSN 2178-1486. Disponível em: <http://sociodialeto.com.br/index.php/sociodialeto/article/view/58>. Acesso em: 26 jan. 2021.