ENTRE O ENSINAR E O APRENDER PORTUGUÊS: UM ESTUDO ETNOGRÁFICO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

BETWEEN TEACHING AND LEARNING PORTUGUESE: AN ETHNOGRAPHIC STUDY OF PEDAGOGICAL PRACTICE IN PRIMARY SCHOOLS

Resumo

Sabendo da importância que assumem a oralidade e a escrita em uma sociedade letrada como a nossa, compreendemos que a prática pedagógica do professor de Língua Portuguesa precisa considerar, em suas atividades diárias, aspectos de ordem técnica, econômica, social, cultural, afetiva e cognitiva, que possibilitem a ampliação da competência comunicativa (oral e escrita) dos alunos, para que a escola possa estar realmente desempenhando seu papel junto à sociedade, no que diz respeito ao ensino de língua. Assim, o nosso objetivo consiste em analisar as estratégias desenvolvidas em sala de aula que favorecem à ampliação da competência comunicativa dos alunos. A análise foi realizada em uma turma de 5ª série/6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da rede estadual de ensino, localizada no município de Campo Maior – PI. Para a realização deste estudo escolhemos a pesquisa etnográfica como método de investigação, por nos permitir documentar o que realmente acontece no espaço da sala de aula. À luz dos conceitos de Hymes (1972a), sobre competência comunicativa, dos estudos sociolinguísticos de Bortoni-Ricardo (2005, 2017), Faraco (2008, 2015) e dos conceitos desenvolvidos por Cazden (1988) sobre as ações de scaffolding, procuramos descrever as ações do cotidiano de sala de aula que possibilitem ampliar as habilidades de comunicação oral e escrita dos educandos. Dentre outros resultados, percebemos que a professora através da leitura e interpretação oral e escrita de um texto do gênero “carta de solicitação”, ao tempo em que proporciona o conhecimento das características do gênero, vai possibilitando o conhecimento de quando é adequado falar ou não, sobre o que falar e com quem, quando, onde e como, ou seja, enriquecendo as experiências comunicativas dos alunos, como uma das formas de favorecer a ampliação da competência comunicativa de que fala Hymes.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Doutoranda em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPI.

##submission.authorWithAffiliation##

Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPI.

Referências

BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Educação em língua materna – a sociolingüística na sala de aula. São Paulo: Parábola Editorial, 2004.
BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Nós cheguemos na escola, e agora? Sociolingüística & Educação. São Paulo: Parábola Editorial, 2005, p. 15, 61.
BORTONI-RICARDO, Stella Maris. O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola Editorial, 2008, p.49.
BORTONI-RICARDO, S. M. e SOUSA. M. A. F. Andaimes e pistas de contextualização. Um estudo do processo interacional em uma sala de alfabetização. In: TACCA, M. C. V. (Org.). Aprendizagem e trabalho pedagógico. Campinas: Alínea, 2006.
BORTONI-RICARDO, S. M. e DETTONI, R. Diversidades lingüísticas e desigualdades sociais. In: COX, M. I. P; ASSIS-PETERSON, A. A. de. (orgs.). Cenas de sala de aula. Campinas: Mercado de Letras, 2001, p. 81-103.
CAJAL, I. B. A interação de sala de aula: como o professor reage às falas iniciadas pelos alunos? In: COX, M. I. P; ASSIS-PETERSON, A. A. de. (orgs.). Cenas de sala de aula. Campinas: Mercado de Letras, 2001, p. 125-159.
CAZDEN. Classroom Discourse: the language of teaching and learning. Portsmouth: Heinemann, 1988.
CHOMSKY, N. Aspects of the theory of syntax. Cambridge Mass: Mit Press, 1965, p. 83.
COOK-GUMPERZ, J. Toward a Sociolinguistics of Education. Berkeley: University of Califórnia. 1987.
DETTONI, R. do V. A interação em sala de aula: as crenças e práticas do professor. Tese de mestrado inédita, Universidade de Brasília, 1995.
ERICKSON, F. Ethnographic description. In: Sociolinguistics. Berlim/Nova York: Walter de Gruyter, 1988, p. 81.
ERICKSON, F. Transformation and school Sucess: the Politics and Culture of Educational Achievement. Antropology & Education Quaterly. Vol. 18, nº 4. 1987.
HYMES, Dell H. On Communicative Competence. In: PRIDE, J. B. & HOLMES, S. (orgs.). Sociolinguistics. Harmondsworth: Peguin Books, 1972, p. 271.
HYMES, Dell H. Introduction. In: CAZDEN, C., JOHN, V E HYMES, D. (orgs.). Functions of language in the classroom. New York: Teachers College, 1972.
HYMES, Dell H. Foundations of Sociolinguistics: an Etnographic Approach. Philadelphia: University of Pennsylvania Press, 1974.
LABOV, W. Language in the Inner City. Philadelphia: University of Pennsylvania Press. 1972.
LIMA, Maria da Glória Soares Barbosa. Os usos cotidianos de escrita e as implicações educacionais: uma etnografia. Teresina: EDUFPI, 1996. 142p.
TRAVÁGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática no 1º e 2º graus. 8. Ed. São Paulo: Cortez, 2002, p. 17.
Publicado
2021-06-30
Como Citar
IBIAPINA, Darkyana Francisca; COSTA, Catarina de Sena Sirqueira Mendes da. ENTRE O ENSINAR E O APRENDER PORTUGUÊS: UM ESTUDO ETNOGRÁFICO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO FUNDAMENTAL. Web Revista SOCIODIALETO, [S.l.], v. 12, n. 34, p. 1 - 26, jun. 2021. ISSN 2178-1486. Disponível em: <http://sociodialeto.com.br/index.php/sociodialeto/article/view/394>. Acesso em: 18 set. 2021. doi: https://doi.org/10.48211/sociodialeto.v12i34.394.