O CARÁTER DIALETAL NA VARIAÇÃO DO PREENCHIMENTO DA POSIÇÃO DETERMINANTE ANTES DE POSSESSIVOS PRÉ-NOMINAIS

  • Manoel Siqueira PPGL-UFS

Resumo

No português brasileiro, os pronomes possessivos pré-nominais podem vir introduzidos por elementos determinantes, como em ontem eu vi a sua mãe, em que o determinante a introduz o possessivo pré-nominal sua, como também podem vir com essa posição vazia, como em ontem eu vi sua mãe, em que não há nenhum elemento introduzindo o possessivo pré-nominal. Essa variação têm caráter dialetal: falantes do Norte e Nordeste tendem a não preencher mais do aqueles do Sul e Sudeste (CALLOU; SILVA, 1997; LUCCHESI, 1993; GUEDES, 2019). No entanto, pela falta de uma agenda de trabalho unificada na sociolinguística brasileira (FREITAG, 2016), os estudos desenvolvidos não necessariamente compartilham os mesmos parâmetros metodológicos, dificultando a comparabilidade e a generalização (FREITAG; ROST-SNICHELOTTO, 2015). Neste trabalho, apresentamos uma revisão sistemática integrativa quanto à variação no preenchimento da posição determinante antes de possessivos pré-nominais, evidenciando o caráter dialetal, com trabalhos desenvolvidos em diferentes regiões do Brasil. A revisão sistemática evidencia o caráter dialetal da variação neste contexto, em que os falantes do Nordeste não preenchem mais do que aqueles ao Sul e Sudeste, abrindo espaço para a discussão da estabilidade gramatical do português brasileiro quanto ao comportamento do não preenchimento da posição determinante antes de possessivos pré-nominais.

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##

Mestrando em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Graduado em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), participou como bolsista no Programa Institucional de Bolsas em Iniciação Cientifica (PIBIC/CNPq) no período de 2017/2018, participou do Programa Institucional de Bolsas em Iniciação à Docência (PIBID/CAPES) no período de 2016/2017, foi monitor da disciplina de Língua Latina no período de 2016.1 e monitor colaborador da disciplina de Fonologia do Português no período de 2018.1 na UFAL. Participa do grupo de pesquisa A Língua Usada no Sertão Alagoano (LUSA), em que se encontra desde 2017. Também participa do Grupo de Estudos em Linguagem, Interação e Sociedade (GELINS) desde 2019. Tem interesse na área de Sociolinguística - com ênfase em aspectos morfossintáticos, sintáticos, semântico/pragmáticos, contatos linguísticos, variação e ensino de língua materna -, Fonética e Fonologia.

Publicado
2020-07-28
Como Citar
SIQUEIRA, Manoel. O CARÁTER DIALETAL NA VARIAÇÃO DO PREENCHIMENTO DA POSIÇÃO DETERMINANTE ANTES DE POSSESSIVOS PRÉ-NOMINAIS. Web Revista SOCIODIALETO, [S.l.], v. 10, n. 30 SER.2, p. 19 - 42, jul. 2020. ISSN 2178-1486. Disponível em: <http://sociodialeto.com.br/index.php/sociodialeto/article/view/260>. Acesso em: 03 dez. 2020.