O GÊNERO HISTÓRIA EM QUADRINHOS NO ENSINO: UMA ANÁLISE DE LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Resumo

Neste trabalho, analisa-se o gênero história em quadrinhos (HQs) como objeto de ensino em Língua Portuguesa. Para tanto, foi selecionado um exemplar do livro didático de Língua Portuguesa adotado por uma escola do campo em uma turma de 9° ano do Ensino Fundamental. A pesquisa traz um breve histórico das HQs e a utilização desse gênero na sala de aula. A HQs é tomada na pesquisa como gênero do discurso na perspectiva bakhtiniana. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa. Considerando que as HQs eram utilizadas como meio de ilustração para textos ou como auxílio para a aplicação de algum conteúdo que se exige uma explicação mais visual, esta pesquisa tem sua relevância ao mostrar que as HQs trazem diversos elementos considerados fundamentais ao processo de ensino e aprendizagem da língua(gem), já que esse tipo de gênero possui em sua composição dois tipos de linguagem: verbal e não verbal.


ABSTRACT: In this paper, we analyze the comic books genre (HQs) as an object of teaching in Portuguese language. For this purpose, we selected a copy of the Portuguese Language textbook adopted by a rural school in a 9th grade Elementary School class. The research brings a brief history of HQs and the use of this genre in the classroom teaching. HQs is taken in research as a discursive genre in the Bakhtinian perspective. This is a bibliographic research, with a qualitative approach. Whereas HQs were used as a means of illustration for texts or as an aid to teach some content that requires a more visual explanation, this research has its relevance in trying to show that the HQs they bring several elements considered fundamental to the language teaching and learning process, since this discursive genre has in its composition two types of language: verbal and non-verbal.


KEYWORDS: Teaching; Discursive genre; Comic books.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura (PPGL) da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus de Araguaína. Graduada em Educação do Campo: Habilitação em Artes e Música pela UFT. Tem experiência em Educação indígena, trabalhando principalmente com os indígenas da etnia Apinajé. Ao longo da graduação, trabalhou como monitora do Programa Institucional de Monitoria Indígena (PIMI) auxiliando e acompanhando os acadêmicos indígenas do curso de Educação do Campo nas suas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

##submission.authorWithAffiliation##

Doutor e Mestre em Letras: Ensino de Língua e Literatura pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Graduado em Letras com habilitação em Português-Inglês e respectivas literaturas pela Fundação Universidade do Tocantins (UNITINS). Professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins, atuando no Programa de Pós-graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura, Campus de Araguaína e no curso de Licenciatura em Educação do Campo: Artes e Música, campus de Tocantinópolis. Editor assistente da Revista Brasileira de Educação do Campo, Editor administrativo da Revista EntreLetras e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo (GEPEC/UFT). Tem experiência na área de Linguística Aplicada e Educação do Campo, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de língua portuguesa, gêneros do discurso, material didático, práticas pedagógicas em Educação do Campo e Pedagogia da Alternância.

Publicado
2020-07-09
Como Citar
SANTOS, Milena dos; SILVA, Cícero da. O GÊNERO HISTÓRIA EM QUADRINHOS NO ENSINO: UMA ANÁLISE DE LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA. Web Revista SOCIODIALETO, [S.l.], v. 10, n. 29, p. 101 - 121, jul. 2020. ISSN 2178-1486. Disponível em: <http://sociodialeto.com.br/index.php/sociodialeto/article/view/239>. Acesso em: 02 dez. 2020.