TEMAS TRANSVERSAIS, ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA

DISCUTINDO A DESIGUALDADE SOCIAL EM SALA DE AULA

  • Silvio Nunes da Silva Júnior Universidade Federal de Alagoas

Resumo

Este texto, situado no campo transdisciplinar da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006, 2009), propõe uma reflexão sobre o trabalho com temas transversais no ensino e na aprendizagem de língua portuguesa na educação básica. A partir da observação de que o ensino de língua portuguesa é um importante veículo para o desenvolvimento dos alunos nas práticas sociais, depreende-se a necessária inscrição de temas sociais para o debate social entre os sujeitos na sala de aula. Nesse sentido, com a baixa exploração dos temas transversais em diversos contextos de ensino e aprendizagem, constatada através de dados orais e escritos oriundos de pesquisas pessoais e de grupo de estudo, trago, aqui, dimensões teóricas e práticas, pontuando alguns subsídios para estabelecer práticas dialogais em sala de aula de língua portuguesa, tomando como gancho temático a desigualdade social.

Publicado
2019-04-09
Como Citar
SILVA JÚNIOR, Silvio Nunes da. TEMAS TRANSVERSAIS, ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA. Web Revista SOCIODIALETO, [S.l.], v. 9, n. 26, p. 402 - 421, abr. 2019. ISSN 2178-1486. Disponível em: <http://sociodialeto.com.br/index.php/sociodialeto/article/view/146>. Acesso em: 14 abr. 2021.