O GÊNERO TEXTUAL MAPA CONCEITUAL: COMPREENDENDO-O E CONSTRUINDO UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NESSE GÊNERO

  • João Irene da Silva Neto Universidade Estadual do Piauí UESPI
  • Shirlei Marly Alves

Resumo

O trabalho com mapas conceituais têm se destacado entre os gêneros textuais que sustentam o ensino da língua materna devido à sua versatilidade em reunir elementos verbais e não verbais em sua composição. Nesse sentido, os alunos usam algumas estratégias para entender melhor as informações transmitidas através do gênero de estudo. O presente trabalho teve como objetivo suscitar uma reflexão sobre o trabalho com os mapas conceituais, sugerindo uma sequência didática maleável para a abordagem do referido gênero. Na primeira parte, foi realizada uma pesquisa bibliográfica para fundamentação teórica da pesquisa, descrevendo principalmente os estudos de Bakthin (2011), Marcuschi (2008), Bathes (1964) e Novak e Cañas (2010); em seguida, foi feita uma análise acurada de alguns textos do gênero em estudo e elaborada uma proposta de sequência didática que indicou caminhos para o ensino da língua nesse gênero. A partir dos resultados obtidos concluiu-se que, na atualidade, o ensino da língua materna não pode se desviar do trabalho com os gêneros textuais presentes no cotidiano, além da produtividade reflexiva advinda da leitura do mapa conceitual que por sua vez, possui características peculiares que chamam bastante a atenção dos alunos, motivando-os a buscar os dados fornecidos pelo veículo de informação analisado.

Publicado
2019-04-07
Como Citar
IRENE DA SILVA NETO, João; ALVES, Shirlei Marly. O GÊNERO TEXTUAL MAPA CONCEITUAL: COMPREENDENDO-O E CONSTRUINDO UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NESSE GÊNERO. Web Revista SOCIODIALETO, [S.l.], v. 9, n. 25, p. 284 - 299, abr. 2019. ISSN 2178-1486. Disponível em: <http://sociodialeto.com.br/index.php/sociodialeto/article/view/116>. Acesso em: 20 out. 2021.